Walmir da Rocha Melges –  1 de janeiro de 2001

Sabíamos há muito tempo da existência de Melges e Rolândia e outras cidades do norte do Paraná, alguns parentes mais perto, outros mais longe e outros que ainda não havíamos tido contato, sendo que por volta de 1.976, estive pessoalmente nas casa de uma prima, da qual não me lembro o nome, na cidade de Rolândia, a qual não tinha muitas informações sobre os seus antepassados, e no início deste mês, fui surpreendido ao receber uma mensagem de Juliana Melges, que havia chegado até nós por pesquisa do sobrenome na internet, e queria conhecer suas raízes, informando que seu pai estava muito interessado, estando disposto inclusive a nos visitar em Lins.

Trocamos algumas mensagens e por fim, no dia 27.12.00, estando terminando um trabalho em Presidente Prudente, decidi fazer uma visita para minha tia Adalbertina Melges, que reside em Londrina e está muito mal de saúde, com seus quase 90 anos de idade, e como Rolândia fica no caminho entre as duas cidades, decidi fazer uma pausa e conhecer os primos de lá.

Fui muito bem recebido, a alegria era grande e o interesse da família toda em conhecer suas raízes era maior. Trata-se de Robinson Melges, filho de José Melges (já nosso conhecido, assassinado em São Paulo há alguns anos e que frequentou minha casa por várias vezes), neto de Pedro Melges Sobrinho (na casa de quem, papai ficou por uma semana nos idos de 1.936 em São Paulo), e bisneto de Jacintho Melges (um dos nossos patriarcas).

Como não tínhamos ainda muitas informações sobre a maioria dos descendentes de Pedro Melges Sobrinho, foi uma boa oportunidade para coletar muitas informações genealógicas e endereços de outros descendentes que residem em São Paulo.

Robinson é funcionário público municipal, lotado no Detran de Rolândia; sua esposa Margareth Leite Melges é contabilista, proprietária do escritório Melges Assessoria Contábil e o casal tem 3 filhas, Juliana, Ana Carolina e Carla.

O casal tem tradição na promoção anual da Oktoberfest daquela cidade e o Robinson é um das âncoras do evento, pilotando uma motinha alemã, da época da guerra, de onde ele e a Margareth distribuem chopes para os festeiros, percorrendo as ruas da cidade.

A Oktoberfest daquela cidade iniciou-se em 1988 e quando da realização da sua 4a. edição, foi encampada pela municipalidade, passando a fazer parte do calendário turístico do Paraná. Segundo as histórias, ela continua a tradição iniciada na Alemanha em 1810, quando o rei Ludwig I da Bavária realizou sua festa de casamento, que graças ao seu sucesso, passou a ser comemorada anualmente pela família real, transformando-se depois em uma das maiores tradições alemãs que multiplicaram-se pelo mundo através da colônias alemãs.

Nossa prima Juliana concorreu ao título de Rainha da Oktoberfest em 1.999 e por diversos anos fez parte do grupo folclórico alemão Rotkappen, muito conhecido nas festas típicas da região.

Tags:

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

©2018 Todos os Direitos reservados: Melges | Perito Walmir Melges | Desenvolvido por Hi Brand & Mkt - Marketing Digital

DMCA.com Protection Status
ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?