Registro com satisfação que a partir desta data [31.07.2017] é que começamos a localizar e contatar com os descendentes de Arthur e de Ovídio, e quem sabe dos demais irmãos.
João Merger, falecido em Jaú em outubro de 1963, era filho de PEDRO MELGES SOBRINHO [nascido em 22.04.1867 em Campinas e falecido em 20.09.1947 em Jaú], também conhecido como Pedro Melcher, e FRANCISCA ROSA LOPES DE OLIVEIRA [nascida em 1869 e falecida em Brotas], casou-se com ANTONIA NATALINA MICHILAZZI ou MICHELASSE, nascida em 1884 e falecida em Jaú, SP.
PEDRO MELGES SOBRINHO era filho de SIMÃO [SIMON] MELGES que nasceu em Briedel na Alemanha em 04.09.1845, e Matilde Marshal também alemã.
SIMÃO MELGES foi o primeiro filho de: JACOB MELGES [nosso imigrante] que nasceu em Briedel na Alemanha e veio para o Brasil com sua esposa ANNA MARIA REINHARD.
FRANCISCA ROSA LOPES DE OLIVEIRA era filha de Joaquim Lopes de Oliveira e Maximiana Rosa de Oliveira.
Assim sendo, JOÃO MERGER, que também assinou MERGES, na realidade era JOÃO MELGES, neto e bisneto de alemães pela linha paterna.
Infelizmente, por problemas de entendimento e grafia do cartório, acabou sendo registrado com uma derivação do nome original.
O casal Pedro Melges Sobrinho e Francisca Rosa Lopes de Oliveira que nos interessam de perto neste artigo, tiveram os seguintes filhos:
Arthur, Thereza, Lydia, Augusto, JOAO e Rosa, alguns registrados como MERGER, outros com MERGES e outros como MELGES.
A grafia correta do nosso nome é MELGES e eu tenho isto comprovado com registros civis [nascimento, casamento e óbitos] lá de Briedel na velha Alemanha, desde 1594.
Sobre o AUGUSTO MELGES eu já escrevi dois artigos que estão no nosso site familiar.
Também escrevi brevemente sobre o Arthur [nascido em 1925, filho de João Melges], o qual eu o conheci há mais de 30 anos, que é quem me deu as primeiras informações deste ramo familiar JOÃO MELGES, de descendentes de SIMÃO MELGES. Arthur me contou que seu tio AUGUSTO brigou com a família, mudou-se para Lins e registrou seus filhos como MELCHERT.
JOÃO MELGES e ANTONIA NATALINA MICHILAZZI ou MICHELASSE tiveram os seguintes filhos:
Ulisses Merges, nascido em 1918, o qual meu pai, que também se chamava Ulysses Melges, encontrou um dia em um estabelecimento comercial. Ulisses nasceu em 17.05.1918 no Sitio Paina em Ibitinga e foi registrado em Bariri, casou-se com Antônia Gouveia Merger, com notícia de que também tenha sido casado com Nair Mariana Leite Merger.
Este casal, segundo as minhas pesquisas anteriores, teve os seguintes filhos: [Sonia Regina, Maria de Fátima, Luzia Aparecida, Edno Roberto e Antonio.
Ovídio Merges casou-se com Antônia, com quem teve os filhos: João, Aparecido Donizete [Dois Córregos], Antônia [Jaú], Maria Rosa, Aparecida, Luzia e Izabel.
Artur Melges, que eu visitei há mais de 30 anos em Jaú e que agora começo a conhecer seus descendentes, casou-se com XXXX e teve os seguintes filhos: Lázara Aparecida [casada com Benedito Rodrigues], Maria Aparecida [casada com Florindo Ferreira], Cleusa Fátima [casada com Durvalino Caldeira], Izabel e João Carlos [casado com Ana Lucia Domingues].
Walmir da Rocha Melges – 31 de julho de 2017