João Melges Enigma
Walmir da Rocha Melges em 12.08.1999
Retornando de Santa Rita do Passa Quatro onde estava atendendo um cliente, decidi passar em Araraquara e verificar alguns dados que haviam sidos fornecidos por um colega de Internet, Aluízio Monteiro Júnior, o qual já havia localizado e visitado uma família Melges que ainda não conhecíamos.
Após chegar à residência e ser muito bem atendido por todos, constatei uma vontade muito grande deles de falarem nos parentes, e em muitos dos quais somente sabiam que existiram e ao dialogar e ouvir, consegui desvendar o enigma sobre o desaparecimento de um dos patriarcas que ainda não tínhamos notícias, o João Melges filho de Jacob Melges.

Sebastiao Melges
Visitei os irmãos Conceição Melges e Sebastião Melges, filhos de Antonio Melges, netos de João Melges e Izabel Klein, e bisnetos de Jacob Melges.

Conceiçao Melges
Eles residem em Araraquara onde nasceram e residiram toda a vida.
Confirmamos que João Melges realmente morreu em Matão, sendo que quanto aos motivos, temos duas versões diferentes. Sua mulher Izabel Klein faleceu velhinha por volta de 1938 em Pindorama. O casal teve os filhos Antonio que casou-se com Sebastiana Queiroz; Severina que casou-se com Alexandre Martins Bastos; Carolina Melges com Augusto Hutter (em Rio Claro); Emília Melges com Américo Cesar de Oliveira; Maria Melges com Pedro Silva e Horácio Melges com Alcídia de Almeida.
Horácio Melges teve filhos Georgina, Amélia e Diomar; Antonio teve filhos Antonio que faleceu com 5 anos, Conceição nascida em 1923, Sebastião nascido em 1937 e Luiz Melges que faleceu solteiro.
João Melges, segundo informações de historiadores de Torrinha, foi sitiante em Torrinha junto de seu irmão Adão e em alguma data ainda não conhecida, mudou-se para a Fazenda Periquito na região de Matão e Araraquara.
Quando do seu falecimento, foi encontrado somente após 3 dias de desaparecido e os urubus não haviam ainda atacado ele porque 3 cachorros seus estavam junto dele na ocasião. Chamou-se a polícia e o Antonio (que deve ter nascido por volta de 1898), seu filho foi quem cuidou das providências finais.
Conceição Melges tem uma filha, Maria Aparecida, casada com Miguel Marco Monteiro Sales e dois netos, Julio Cesar nascido em 1989 e Gabriel nascido em 1999.
João Melges: Enfim solucionamos, em 1999, o enigma, ficando agora apenas o trabalho de conseguir mais informações sobre os descendentes de João Melges, que não teve uma prole tão grande quanto Adão.
Trouxemos fotografias e certidões de nascimento e casamento para registro no computador e comprovação da existência deles.
Curiosamente, após 1999, novamente o nome João Melges se tornou novamente um enigma, que estou desvendando, e já existem outros artigos escritos por mim sobre este nome. [30.12.2017]